::
ASSISTÊNCIA TÉCNICA ESPECIALIZADA P/INDÚSTRIAS
:: FILTRAGEM DE LUBRIFICANTES HIDRÁULICOS
:: REGENERAÇÃO DE LUBRIFICANTES INDUSTRIAIS
:: TERCEIRIZAÇÃO DE MÃO DE OBRA EM LUBRIFICAÇÃO
:: TREINAMENTO



A GP Lubrificantes oferece os seguintes serviços:



frascosA GP lubrificantes conta com uma equipe treinada para ajudar seus clientes á reduzir custos com lubrificação. Através de um atendimento personalizado e especializado, o cliente é concientizado a otimizar a utilização dos lubrificantes, conhecendo suas aplicações e utilizações, agregando benefícios aos seus negócios.
Ciente da importância da preservação ambiental, a GP Lubrificantes, presta serviços específicos no que se refere à lubrificação, manuseio, acompanhamento dos lubrificantes através de análises laboratoriais, reutilização através de filtragem e regeneração dos lubrificantes; concientização da importância do descarte de resíduos de maneira correta. Desta forma, colabora também com as políticas ambientais de seus clientes e ao mesmo tempo proporciona mais produtividade e redução de custos. 
Dentre os serviços relativos à lubrificação e meio ambiente destacamos:

  • Acompanhamento técnico, através de visitas periódicas
  • Análise laboratoriais
  • Filtragem de óleo, para re-utilização do fluido lubrificante
  • Regeneração dos fluidos lubrificantes
  • Plano de lubrificação

LaboratórioAcompanhamento técnico: Visa treinar os funcionários de seus clientes, quanto a utilização dos lubrificantes, cuidados, manuseio, o que são os lubrificantes, onde e quando utilizar.
Análises laboratoriais: Visa verificar a condição dos lubrificantes, quanto a presença de água, contaminantes sólidos e orgânicos, acidez, aditivação e viscosidade. Estes ensaios são feitos nos laboratórios da Valvoline, visando otimizar a utilização de um lubrificante, evitando seu descarte prematuro, ou seja, dentro da recomendação do fabricante de máquina, em horas trabalhadas, coletamos uma amostra para análise, e através do laudo emitido verificamos se há ou não a necessidade de troca do lubrificante.

Na análise, verificamos os seguintes dados:

  • Presença de água – para a determinação da quantidade de água dissolvida e livre no lubrificante, medida em ppm (partículas por milhão), ou em %, pode-se identificar com ensaio rápidos, feitos “em campo”, através de crepitação ou aspecto visual do óleo. Quando há necessidade de ensaios mais elaborados, este é feito por destilação ou KAL-FISCHER.
  • Partículas metálicas – Esta análise baseia-se no fato de que sempre existirá formação de partículas em máquinas, oriundas do desgaste gerado pelo contato entre as superfícies em movimento. Através deste ensaio é possível detectar componentes em processo de desgaste, antes que ocorra a quebra, monitorando nível de contaminação e suas variações.
    Outro fator importante é a contagem de partículas. Sabe-se que um grande percentual dos problemas que ocorrem em sistemas hidráulicos, são devidos aos  contaminantes existentes no óleo lubrificante. Conhecer esses contaminantes é fundamental para orientar ações corretivas, para evitar a acorrência de falhas operacionais.
  • Viscosidade – é a resistência oposta ao escoamento, e é definida com a medição do tempo que um fluído leva para escoar entre duas marcas aferidas de um capilar emergido em banho de óleo aquecido a determinada temperatura, de acordo com normas.
  • TAN – ou acidez – Normalmente são ácidos orgânicos, sabões de metais, produtos de oxidação, nitritos, nitro compostos e ainda outros compostos, que podem estar presentes com aditivos. Esta acidez é verificada através da reação com hidróxido de potássio (KOK) e visa verificar os níveis de acidez do óleo.
  • Aditivação – Este ensaio, visa verificar o nível de aditivação de um lubrificante.  De acordo com os níveis encontrados e obedecendo a especificação de seu fabricante,  é recomendado ou não readitivá-lo.

subir



Uma vez identificada a necessidade de descontaminação do lubrificante, a GP Lubrificantes dispõe de um equipamento móvel que permite o acesso aos locais de maior dificuldade, para executar a filtragem desse lubrificante. Este equipamento atinge graus de pureza segundo as normas NAS e ISO.

  • NAS 10 – para sistemas hidráulicos convencionais.
  • NAS 06 – para sistemas hidráulicos proporcionais.
  • NAS 03 – para sistemas hidráulicos servo-proporcionais.  



subir




Após acompanhamento de um lubrificante através de análise, quando definido que este está em condições críticas, recomendamos a regeneração.
Este trabalho é feito por uma empresa, com a qual mantemos parceria, e é uma unidade móvel de grande porte, para execução de grandes volumes de lubrificantes. O trabalho desta unidade consiste na correção das condições físico-químicas do lubrificante, onde através de um processo de termo-vácuo retira-se 100% da água existente, corrige-se a viscosidade, o TAN do óleo, adiciona-se uma nova carga de aditivos composta por anti- espumante, anti-oxidante, anti-corrosivo, anti-desgaste  e por ultimo o lubrificante é filtrado segundo a norma NAS exigido pelo equipamento do cliente. Este processo tem licença da Cetesb e pode ser feito on-line, ou seja, o equipamento poderá estar em operação enquanto é feito á regeneração. Após o termino do trabalho o cliente recebe um laudo de garantia. 
Neste processo conseguimos regenerar os seguintes lubrificantes:

  • Óleos hidráulicos
  • Óleos de redutores
  • Óleos de barramento
  • Óleo de têmpera
  • Óleo de brunimento
  • Óleo de broxamento

Causas que comprometem as caracteristicas de um lubrificante.

  • Umidade
  • Temperatura elevada
  • Contaminantes
  • Carga de trabalho
  • Tempo uso

Custo                 x              Benefícios
Economia                        1. Processo realizado na própria empresa;
Superior a                        2. Amigos da natureza, pois reduz descartes de lubrificantes usados;
40 %                                  3. Pode ser feito com o equipamento ligado;
                                           4. Licença de funcionamento CETESB.



UNIDADE MÓVEL REGENERADORA

U.M.R.

subir




A GP lubrificantes, disponibiliza a seus clientes, um serviço especializado de mão de obra em lubrificação, contando com técnicos treinados para executar tarefas com rapidez e eficiência, utilizando os lubrificantes para aplicações corretas e na quantidade correta, medido ainda o seu desempenho de acordo com as temperaturas, cargas e rotações de cada equipamento.

Nossa função como terceirizados:

01 – Emissão mensal de relatórios gerenciais indicando:
     - Volumes de lubrificantes e demais produtos aplicados;
     - Cumprimento das Ordens de Serviço e problemas que impediram sua realização;
     - Maiores vazamentos encontrados;
     - Oportunidades de Melhoria;
     - Volumes descartados;
     - Outros a serem solicitados pelo cliente

02 - Otimização da linha de produtos adquiridos pelo cliente, seguindo as especificações gerais requeridas no Plano de Lubrificação aprovados previamente pelo cliente.

03 - Execução dos serviços de lubrificação seguindo o Plano de Lubrificação e o software definido pelo cliente, além do gerenciamento e cumprimento de ordens de serviços;

04 - Programação de amostragens e realizações de controles periódicos conforme requerido no Plano Analítico a ser preparado. As análises físico-químicas deverão ser realizadas pelos fabricantes de cada produto, sob nossa orientação e controle, incluindo contagem de partículas;

05 - Realização na planta fabril do cliente as principais análises qualitativas em óleos hidráulicos: presença de água, e viscosidade.

06 – Realização de limpezas técnicas de reservatórios.

07 – Substituição de elementos filtrantes.

08 - Assessorar o cliente em seus processos de melhoria, buscando soluções para consumos excessivos de fluidos, baseando-se nos dados históricos a serem coletados pela nossa empresa.

09 - Realização novo Plano de Lubrificação através de levantamento das máquinas, equipamentos, sistemas de lubrificação entre todas as necessidade para otimização da lubrificação.

10 - Inspeções visuais e pequenas manutenções.

11 – Armazenamento de fluidos e disposição para regeneração.

12 – Utilizar práticas de 5S para organização das atividades e recursos.

13 – Respeito ao meio-ambiente, às normas internas e às legislações vigentes.

14 – Aplicar as melhores práticas para manuseio e administração de produtos químicos.

15 – Exemplo de cronograma para implantação de gerenciamento, Cronograma

16 - Nossos colaboradores já possuem capacitação comprovada em lubrificação industrial, espaço confinado e trabalho em altura, inclusive com capacitação como operador de empilhadeiras caso necessário.


17 - OBRIGAÇÕES FISCAIS E TRABALHISTAS, HIGIENE E SEGURANÇA

Cabe à GP LUBRIFICANTES a responsabilidade pelo cumprimento de todas as leis, decretos e regulamentos decorrentes das leis sociais, trabalhistas e previdenciárias.

Cabe também o cumprimento das leis, decretos ou regulamentos sobre segurança e higiene, bem como, outras normas e recomendações estabelecidas pelo cliente.

subir




A GP Lubrificantes, oferece também, toda estrutura para treinamento dos funcionários de seus clientes, com o intuito de melhorar o conhecimento sobre lubrificantes, evitando desperdícios, má utilização, cuidados básicos com a saúde e meio ambiente, e a importância do descarte ecologicamente correto. 

Treinamentos oferecidos:
  • Fuídos de corte (integral e solúvel)
  • Lubrificantes gerais
  • Lubrificantes de alta performance
  • Alimentício e farmacêutica
  • Filtragem e regeneração
  • Saúde e meio ambiente.




    subir

  •